Grupo teatral utiliza para abordar temas relevantes e importantes para público infanto-juvenil
13/09/2021 12:54 em Cultura

Espetáculo Teatral traz reflexão, arte e conscientização nesta terça-feira 14, para alunos de escolas públicas das regiões Norte e Centro-Oeste do País. Entretenimento e muita diversão também são os parâmetros escolhidos pelo grupo de teatro Artpalco, com sede na cidade de Araguaína – Tocantins, para desenvolver o projeto do seu espetáculo teatral “Bullying: Que Bicho é Esse?”, em turnê nacional e que chega em Porto Velho e, na sequência, seguirá para Barra do Garças (MT) e finaliza a turnê em Palmas (TO).

A peça infanto-juvenil acontecerá na Escola Estadual Murilo Braga, em duas sessões, às 15h e 16h. Voltada para estudantes do 6º ao 9º ano, com idade entre 10 e 17 anos, a peça tem como objetivo utilizar o teatro para prevenir o bullying em meio aos estudantes. A sinopse do espetáculo trata sobre um grupo de estudantes adolescentes, que se junta para fazer um trabalho da escola onde devem abordar através de uma peça teatral o tema bullying.

No processo de criação, eles percebem que comportamentos inerentes a esse drama são comuns entre eles no dia a dia escolar. De acordo com o diretor e dramaturgo do espetáculo, Luiz Navarro, “Bullying: Que Bicho é Esse?” Trata também da importância de respeitar as diferenças. “A criança ou adolescente que assiste à produção é levada a se colocar na posição de quem sofre bullying e/ou o pratica, instigando a uma reflexão contra a opressão social”, declara o diretor.

Proponente do projeto, a atriz Tatiane Breve explica que a faixa etária escolhida (10 a 15 anos) foi selecionada mediante uma avaliação da própria comunidade escolar, que considera a pré-adolescência e adolescência com os principais índices de bullying. “É um período de desenvolvimento complexo, que naturalmente possui dificuldades comportamentais, pois a adolescência envolve diversas mudanças nos aspectos físicos, emocionais e sociais. Então, é urgente conscientizá-los contra essa prática agressiva”, declara a atriz e proponente do projeto.

O coordenador do grupo Artpalco, o ator George Henrique Silva, complementa ainda que o espetáculo destaca a importância do desenvolvimento de estratégias que auxiliem na redução e prevenção deste tipo de violência em meio aos estudantes, por meio da apresentação em seu próprio ambiente escolar para que promovam o bom convívio social com os companheiros de turma e docentes.

As apresentações são realizadas em locais sem a necessidade de grandes estruturas de palco, som e/ou iluminação, como pátios, quadras de esportes ou auditórios. “É assunto muito pertinente aos dias atuais e temos como missão facilitar o acesso de todos os estudantes a essa necessidade de conscientização. E sabemos que muitas escolas, principalmente as unidades públicas e/ou em maior situação de vulnerabilidade, não têm acesso ao teatro. Então, estruturamos todas as cenas para que sejam facilmente apresentadas em qualquer ambiente escolar”, conclui George Henrique.

 

FICHA TÉCNICA - BULLYING 

Texto e Direção: Luiz Navarro;

Trilha Sonora e Direção Musical: Nice Albano e Zé Caetano;

ELENCO: George Henrique, João Pedro Albano, João Victor  Braga, Suzi Olímpia e Tatiane Breve;

SONOPLASTIA: Alyson Lira;

PRODUÇÃO EXECUTIVA: Cinthia Abreu;

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
PUBLICIDADE