IV Mostra de Cinema prepara-se para apresentar 31 produções selecionadas online
20/09/2021 12:56 em Cinema

Após bater o recorde de inscrições com mais de 1.9 mil obras de cineastas de todas as regiões do Brasil, o Sesc anunciou a lista de filmes selecionados para a IV Mostra de Cinema. No total, 31 produções, sendo 8 longas e 23 curtas, serão exibidas na mostra nacional on-line, que será realizada em novembro. As mulheres se destacaram e representam a maioria nesta edição, estando à frente da direção de 20 obras selecionadas.

firmada como uma importante iniciativa de fomento e valorização da produção audiovisual brasileira, que não encontra espaço nos circuitos comerciais, a Mostra Sesc de Cinema retornou depois de um intervalo em 2020, em função da pandemia da Covid-19. Todas as etapas da edição 2021 do concurso foram estruturadas para ocorrer em ambiente digital – inscrições, curadoria e exibição.

A mostra nacional reunirá uma produção de cada um dos 23 estados participantes e do Distrito Federal no circuito intitulado Panorama Brasil, além de sete filmes um uma mostra especial voltada à infância e à juventude. A avaliação das produções ocorreu por meio de comissões estaduais formadas por especialistas convidados e profissionais do Sesc. 

No total, 338 filmes foram selecionados para exibição, entre mostras estaduais, regionais e nacionais. O concurso distribuirá mais de R$ 100 mil em licenciamentos de obras aos cineastas vencedores da mostra nacional. E, por exemplo, uma delas é  pernambucana, a Uilma Queiroz, nascida em Carnaíba e moradora de Afogados da Ingazeira, no Sertão de Pernambuco. Ela foi a única selecionada do estado e terá sua produção, "O bem virá", na grade da IV Mostra de Cinema.

O filme dela, que é professora, pesquisadora, produtora cultural e realizadora audiovisual, também vai compor a programação do recorte estadual do projeto, que vai acontecer no mesmo mês com exibições presenciais em unidades do Sesc, juntamente com mais 20 obras locais. “É uma oportunidade de exibir e levar para as telas de vários estados brasileiros as desigualdades territoriais. Eu fico muito feliz de saber que alguém vai poder ouvir o que as protagonistas têm a dizer e trazer reflexões”, comenta a produtora.

No filme, que tem duração de 79 minutos e classificação etária livre, ela resgata a história da seca no Sertão de Pajeú, na década de 1980, a partir da conversa com treze mulheres que lutaram pelo direito à sobrevivência, em um contexto em que ser mulher era se limitar à função de administrar a miséria. Elas chegaram a Uilma por meio de uma fotografia de 1983 em que elas aparecem grávidas. Desta imagem para a tela, a construção do filme aconteceu em conversa com todas elas, tendo como pauta a vida.

Na IV Mostra Sesc de Cinema também são contempladas 2 diretoras catarinenses que estão na lista na categoria Panorama Brasil "As Rendas de Dinho" de Adriane Canan, e no Panorama Infantojuvenil "Baile" de Cíntia Bittar. Já para a mostra “Panorama”, que contempla as melhores produções de cada Estado, contará com a exibição de 13 filmes catarinenses.

Firmada como uma importante iniciativa de fomento e valorização da produção audiovisual brasileira, que não encontra espaço nos circuitos comerciais, a Mostra Sesc de Cinema retornou depois de um intervalo em 2020, em função da pandemia da Covid-19. Todas as etapas da edição 2021 do concurso foram estruturadas para ocorrer em ambiente digital – inscrições, curadoria e exibição.

“Sem dúvida, foi um desafio retomar a Mostra Sesc de Cinema em um novo formato. Este ano, registramos adesão recorde ao concurso, o que demonstra como a cena audiovisual brasileira é rica. O Sesc fica muito feliz em fazer parte dessa história como protagonista e incentivador da cultura nacional e de novos talentos”, celebra o gerente de Cultura do Departamento Nacional do Sesc, Marcos Rego.

A mostra nacional reunirá uma produção de cada um dos 23 estados participantes e do Distrito Federal no circuito intitulado "Panorama Brasil", além de sete filmes um uma mostra especial voltada à infância e à juventude. A avaliação das produções ocorreu por meio de comissões estaduais formadas por especialistas convidados e profissionais do Sesc.

No total, 338 filmes foram selecionados para exibição, entre mostras estaduais, regional e nacional. O concurso distribuirá mais de R$ 100 mil em licenciamentos de obras aos cineastas vencedores da mostra nacional.

 

Sobre a Mostra Sesc de Cinema - Lançado em 2017, o concurso busca incentivar e dar visibilidade à produção cinematográfica brasileira que não chega ao circuito comercial de exibição, contribuindo para a promoção e o lançamento de novos artistas de todo o país. Em sua última edição, realizada em 2019, a Mostra Sesc de Cinema recebeu 1.200 produções.

A Mostra Sesc de Cinema chega em sua quarta edição, em 2021, cada vez mais inserida e consolidada no circuito de festivais de cinema do Brasil. Sua principal característica é incentivar a produção nacional independente que não chega ao circuito comercial de exibição, priorizando a seleção de realizadores brasileiros que abordem temas ligados a pluralidade cultural do país ou que se desdobrem em olhares exteriores que dialoguem com as realidades brasileiras. 

Lançada em 2017, sempre garante representatividade para produções de todas as regiões, procurando ampliar o acesso da população a uma filmografia que expresse a diversidade da produção contemporânea. Por conta do cenário de pandemia, seguirá promovendo a produção cinematográfica brasileira, mas nesse ano totalmente de forma digital

 

O Sesc - A cena cultural brasileira tem no Sesc um de seus mais importantes e regulares suportes. A instituição atua na democratização do acesso dos cidadãos ao cinema, teatro, concertos, museus e bibliotecas. Entrelaça entretenimento e diversão com educação para promover cultura e ajudar na formação lúdica de milhões de brasileiros. 

Além da arte e da cultura, o Sesc, que está presente em todos os estados brasileiros por meio de unidades fixas e móveis, realiza ações de educação, saúde, lazer e assistência, tendo como maior objetivo promover o bem-estar e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, seus familiares e a sociedade. 

Onde tem Sesc, tem um mundo de realizações. Saiba mais em www.sesc.com.br

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
PUBLICIDADE